O Brasil começa a se adaptar a novas regras de segurança nos estádios
A nova lei que promete rigorosas punições a qualquer ato de vandalismo dentro dos estádios brasileiros foi sancionada no final de julho pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. O poder público começou a se mobilizar para garantir uma Copa do Mundo tranqüila para os brasileiros e turistas. As mudanças no Estatuto do Torcedor prevêem uma melhor convivência dentro dos estádios de futebol e de qualquer praça esportiva.
O novo estatuto leva em consideração que as torcidas organizadas representam uma entidade, por isso devem ser respeitas e devem também respeitar. Torcedores que participarem destas torcidas precisarão fazer um registro contendo foto e seus dados para que possam ser devidamente identificados em caso de tumulto. Além disso, a torcida terá que se responsabilizar por todos os seus integrantes e responder por eles. A pena para atos vândalos pode chegar a dois anos de prisão além de multa.
Os cambistas também estão presentes nas novas regras: fica proibida a venda de ingressos a preços mais altos. Neste novo texto, um assunto bastante delicado dentro do futebol, que é a manipulação de resultados, também foi mencionado. Na reformulação, torna-se criminoso dar ou prometer vantagem de um time sobre outro.
A proposta do novo estatuto foi elaborada em conjunto pelos ministérios da Justiça e do Esporte, pela Confederação Brasileira de Futebol e pelo Ministério Público de São Paulo. Ela deve ser encaminhada ao Congresso Nacional para que, futuramente, se torne lei.
Até a Copa de 2014, os torcedores terão tempo para assimilar e se adaptar as mudanças do estatuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário