sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma outra forma de comunicar

Novas apropriações do twitter dão a ele um caráter jornalísco


O twitter não é a primeira ferramenta da internet que “sofre” apropriações. Estas fazem parte (ou são) a essência da cibercultura, já que, segundo Lemos, surgem a partir de uma apropriação tecnológica do homem. O twitter surgiu, como um microblog, com a finalidade de responder a pergunta “O que você está fazendo?”.

A partir daí, diversas apropriações foram dadas ao modelo, inclusive, a jornalística, que vem aos poucos se consolidando. Esta utilização do twitter como veículo informativo acontece por diversos fatores: pelo tamanho das mensagens (de no máximo 140 caracteres), pela facilidade de receber e enviar informações por dispositivos móveis (celular, notebook) e principalmente pelo caráter de rede social que o twitter já alcançou com seus milhões de usuários.

A ferramenta pode ser aliada do jornalismo já que potencializa os fluxos de notícias, quebra paradigmas sobre monopólios da comunicação e divulga links, situação de movimentos sociais, conflitos, e assuntos de interesse geral difundindo as informações de forma ampla e irrestrita.

Alguns são contra, outros a favor, mas a verdade, é que o twitter pode ser uma ferramenta cada vez mais necessária ao jornalismo pelo seu potencial revolucionário, de mobilização de massas, capacidade de cobertura em tempo real e sem fronteiras ou limitações.




Saiba mais sobre o assunto

Apropriações jornalísticas do twitter - Gabriela da Silva Zago

Produção e consumo de notícia: O Twitter enquanto ferramenta jornalística - Diego Casaes e Raphael Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário