quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entrevista com Laila Palazzo

Laila Palazzo – Estudante de publicidade e propaganda da Universidade Católica de Pelotas que, desde o ano passado, montou sua própria empresa junto com dois outros sócios


- Laila, quando surgiu a ideia de montar a empresa?

A ideia surgiu de uma necessidade. Eu comecei a fazer “freela” sozinha, mas tinham coisas que eu não sabia e não conseguia fazer sozinha. Então chamei os guris (Manoel Neto e Felipe Schild) para me ajudarem e, com o tempo, fomos montando a empresa.


- Que ideias vocês tinham de trabalho, como contactar clientes, fazer parcerias?

Eu já tinha um grande cliente, a loja Mania de Usar, que nos exigia bastante trabalho. Eu trabalhava, também, na produção do Moda Pelotas. Lá fiz muitos contatos e fui prospectando novos clientes.


- Como foi para escolher o nome da empresa? (quem escolheu? Conta um pouquinho a história)

A história é até bem engraçada. Eu sempre fui a única mulher da empresa, então eu era o “Bendito Fruto” entre os homens. E escolhemos esse como o nome da empresa, Bendito Fruto - Comunicação e Marketing. Hoje já tem mais três gurias trabalhando com a gente.


- Qual a formação inicial da empresa?

Eu, Laila que trabalhava no atendimento de clientes; o Felipe Schild, que fazia direção de arte e o Manoel Neto que fazia produção.


- Quem foi o primeiro cliente?

Nosso primeiro cliente foi a loja Mania de Usar.


- Qual foi o primeiro trabalho desenvolvido por vocês?

Nosso primeiro trabalho foi um folder desenvolvido para a loja Mania de Usar, que foi distribuído na Fenadoce. Mas o primeiro “grande” trabalho foi o aniversário da Mania de Usar junto com o lançamento da loja Três Gurias, para quem nós desenvolvemos uma marca. Reunimos os dois eventos em uma festa na boate Moa.


- Atualmente, quem são os principais clientes da empresa?

Nossos principais clientes são a loja Arezzo (franquia de Pelotas), a loja M. Officer (franquia de Pelotas), a distribuidora Nitrix e a estilista Eliza Andrade.


- Como é feito o contato com vocês? De que forma a empresa é divulgada?

A divulgação da empresa é feita mais no boca a boca mesmo. Os clientes gostam do trabalho e acabam falando para outras pessoas que nos procuram. Além disso nós temos orkut, temos nosso cartão de visita. Mas com certeza o nosso primeiro trabalho divulgado na boate Moa nos abriu muitas portas, acho que foi o que nos lançou no mercado. A divulgação feita na época nos ajudou muito.


- Quantos trabalhos estão sendo desenvolvidos hoje?

Trabalhos não tenho nem ideia, mas posso dizer os clientes que estamos atendendo atualmente. A Arezzo; a M. Officer; a Eliza Andrade; a TT Distribuidora, que engloba a Nitrix e a Rock and Roll; a GR Sul que engloba a Damas e Caballeros, Orla Bardot, Via Vincitori, Di Gianni, Gianni Pó e Aloha Spirit; e a Salinas.


- Com quantas pessoas a equipe conta atualmente? (quais seus papéis e funções)

Nós somos seis. Eu fazendo o atendimento, o Felipe Schild na direção de arte e o Manoel Neto na produção. Além disso temos os estagiários Karine Gonçalves, que ajuda na direção de arte; o Cícero Garcez que é redator e a Amanda Rodrigues que faz a produção gráfica.


- Quais as expectativas para depois da tua formatura, que acontece no final deste ano. Tu pretendes continuar trabalhando na empresa, pensa em estudar mais?

Na verdade eu estou me despedindo da empresa. Estou saindo por questões pessoais, mas espero que os guris levem adiante esse sonho que nós construímos juntos com o mesmo carinho e dedicação que eu sempre tive pelo meu trabalho.


- Gostaria que tu falaste para os estudantes sobre a importância da iniciativa de montar uma empresa. (tua visão pessoal, dos prós e contras)
- Por fim, se tiveres alguma mensagem para deixar para os leitores do blog, o espaço está aberto.

O mais importante é a gente amar e ser apaixonado pelo que faz e além disso ter muita coragem. Porque tem que “meter a cara” mesmo para mostrar o trabalho para os clientes, para fazer contatos, enfim. Eu sei que o mercado é bem complicado e muito restrito, às vezes não temos espaço para mostrar nosso trabalho por falta de oportunidade, mas temos que sempre lutar. E trabalhar em agência é uma grande responsabilidade. É lidar com o “filho” dos outros, o lugar em que as pessoas trabalham e que também valorizam. Mas é uma experiência única, foi ótimo o aprendizado até agora e valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário